Matrizes de Matemática
Matriz de Matemática para Avaliação de Aprendizagem
1ª Série Fundamental / CBA I
1ª Unidade
- ESPAÇO E FORMA
- Reconhecer cores.
- Identificar o tamanho dos objetos: maior, menor.
- Identificar o tamanho dos objetos: longo, curto.
- Identificar o tamanho dos objetos: fino, grosso.
- Identificar o tamanho dos objetos: estreito, largo.
- Identificar as formas geométricas: círculo, retângulo, quadrado e triângulo.
- Localizar a posição dos objetos no espaço: em cima, embaixo.
- Localizar a posição dos objetos no espaço: no meio (entre).
- Localizar a posição dos objetos no espaço: perto, longe.
- Localizar a posição dos objetos no espaço: atrás, na frente.
- Localizar a posição dos objetos no espaço: primeiro, último.
- Identificar semelhanças e diferenças entre os objetos em um grupo.
- Identificar o que não pertence ao grupo.
- Identificar padrões através da observação de regularidade em uma seqüência de figuras geométricas.
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Comparar quantidades, estabelecendo relações entre elas.
2ª Unidade
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Associar a quantidade ao numeral de 1 a 9.
- Identificar o numeral correspondente às quantidades de 1 a 9.
- Identificar o zero (0) para indicar um grupo sem elementos.
- Ordenar os números de 0 a 9 em seqüência crescente/decrescente.
- Efetuar a adição, sem reserva, de números de um algarismo com números de um algarismo, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a adição de números de um algarismo com o zero, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a subtração de números de um algarismo com números de um algarismo, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a subtração de números de um algarismo com o zero, verticalmente / horizontalmente.
- Resolver situações-problema, envolvendo adição entre números de um algarismo, sem reserva.
- Resolver situações-problema, envolvendo subtração de números de um algarismo com números de um algarismo.
3ª Unidade
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Identificar numerais ordinais (até o 10º).
- Identificar a dezena como agrupamento de 10 unidades.
- Identificar os numerais de 11 a 19.
- Efetuar a adição, com reserva, de números de um algarismo com números de um algarismo, verticalmente / horizontalmente.
- Resolver situações-problema, envolvendo adição, com reserva, de números de um algarismo com números de um algarismo.
- Efetuar a adição, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (menor do que 20) e números de um algarismo, com todos os algarismos diferentes de zero, verticalmente/ horizontalmente.
- Efetuar a subtração, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (menor do que 20) com números de um algarismo, com todos os algarismos diferentes de zero, verticalmente / horizontalmente.
- Identificar os numerais de 20 a 50.
- Efetuar a adição, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 20 a 50), com números de um algarismo, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a subtração, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 20 a 50), com números de um algarismo, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a adição, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 20 a 50) com o zero, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a subtração, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 20 a 50), com o zero, verticalmente / horizontalmente.
4ª Unidade
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Identificar os numerais de 51 a 99.
- Efetuar a adição, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 51 a 99), com números de dois algarismos, com todos os algarismos diferentes de zero, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a subtração, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 51 a 99), com números de dois algarismos, com todos os algarismos diferentes de zero, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a adição, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 51 a 99), com números de dois algarismos, com o zero em uma unidade, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a adição, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 51 a 99), com números de dois algarismos, com o zero nas unidades, verticalmente / horizontalmente.
- Efetuar a subtração, sem reserva, envolvendo números de dois algarismos (de 51 a 99), com números de dois algarismos e o zero na unidade do subtraendo, verticalmente / horizontalmente.[64]
- Resolver situações-problema, envolvendo a adição entre números de dois algarismos, sem reserva.
- Resolver situações-problema, envolvendo a subtração entre números de dois algarismos, sem reserva.
- Ordenar números (de 0 a 99) em seqüência, de 10 em 10, em ordem crescente / decrescente.
- Resolver situações-problema, utilizando a adição e o sistema monetário.
- Resolver situações-problema, utilizando a subtração e o sistema monetário.
- GRANDEZAS E MEDIDAS
- Resolver situações-problema, envolvendo medidas não convencionais.
- Reconhecer o metro, como medida padrão de comprimento, a partir de situações do cotidiano.
- Reconhecer o quilo, como medida padrão de massa, a partir de situações do cotidiano.
- Reconhecer o litro, como medida padrão de capacidade, a partir de situações do cotidiano.
- Identificar os dias da semana.
- Identificar horas exatas no relógio de ponteiro.
- Identificar os diversos valores das moedas brasileiras.
- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Ler e interpretar gráficos de barra, para comunicar informações obtidas.
- ESPAÇO E FORMA
- Identificar, nos objetos apresentados, os sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, esfera, pirâmide).
- Reconhecer a metade, nas figuras apresentadas.