Entendendo a Escala de Desempenho

Para facilitar a compreensão dos resultados, o Projeto de Avaliação Externa desenvolveu uma Escala de Desempenho. Essa escala informa, através de "conceitos", como determinado grupo de alunos foi avaliado em relação às competências e habilidades que deveriam estar dominando ao final do ano letivo. A escala é composta por quatro níveis de desempenho, cada um deles associado a uma descrição geral que se aplica a qualquer disciplina ou série avaliada:

Desempenho Descrição Geral
Bom Os alunos com desempenho Bom tendem a demonstrar um bom domínio dos conteúdos específicos da série. A utilização de conteúdos essenciais de séries anteriores se dá de forma eficiente, permitindo a assimilação de assuntos da série atual.
Médio Os alunos com desempenho Médio tendem a demonstrar domínio básico dos conteúdos específicos da série. A utilização de conteúdos essenciais de séries anteriores se dá de forma suficiente, permitindo a assimilação dos assuntos da série atual.
Baixo Os alunos com desempenho Baixo tendem a demonstrar algumas habilidades relativas aos conteúdos específicos da série. A utilização de conteúdos essenciais de séries anteriores se dá de forma superficial, permitindo, contudo, assimilação de alguns dos assuntos da série atual.
Insuficiente Os alunos com desempenho Insuficiente tendem a demonstrar pouquíssimas habilidades relativas aos conteúdos específicos da série. A utilização de conteúdos essenciais de séries anteriores se dá de forma precária, dificultando a assimilação dos assuntos da série atual.

Como mostra a ilustração abaixo, os desempenhos Bom e Médio identificam níveis acima da "linha de proficiência", ou seja, representam desempenhos iguais ou superiores ao mínimo esperado para cada disciplina e série. Por sua vez, os desempenhos Baixo e Insuficiente estão abaixo dessa linha e representam resultados inferiores ao mínimo esperado, segundo o julgamento de professores e especialistas.

Escala de Desempenho

Como os resultados são calculados?

Para se localizarem em um dos quatro níveis, os alunos precisam obter um determinado número de "pontos". As pontuações que determinam as faixas variam por série e disciplina, pois são obtidas através da atribuição de "pesos" às questões das provas (ou itens, como são tecnicamente chamadas).

O valor de cada questão é determinado por dois fatores: (a) sua associação com as faixas de desempenho, segundo o julgamento de especialistas, e (b) seus resultados estatísticos para a população avaliada.

Que competências estão associadas a cada nível?

A Avaliação de Desempenho apresenta também quatro "Mapas de Questões", um para cada disciplina nas duas séries avaliadas. Eles são constituídos pelas descrições das principais questões das provas, associadas aos níveis da escala. Os mapas permitem aprofundar a compreensão dos resultados, respondendo perguntas como: que competências apresentaram os alunos da 4ª série com desempenho Médio em Matemática? Ou ainda: que assuntos devem ser reforçados para que uma série, na qual a maioria dos alunos apresentou desempenho Baixo em Português, possa apresentar desempenho Bom no ano seguinte?

Mapas de Questões

A apresentação visual dos Mapas de Questões para cada série e disciplina foi desenvolvida para destacar um aspecto extremamente importante: as competências e habilidades são cumulativas entre as faixas da escala. Isso quer dizer que, ao se situar num determinado nível, além de responder corretamente pelo menos uma questão desse nível, os alunos tendem a acertar quase todas ou todas as questões dos níveis mais baixos. Por isso, os mapas devem ser entendidos da seguinte maneira:

Mapa de Questões - Português - 4ª Série - Visualizar
Mapa de Questões - Português - 8ª Série - Visualizar
Mapa de Questões - Matemática - 4ª Série - Visualizar
Mapa de Questões - Matemática - 8ª Série - Visualizar

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