Matrizes de Matemática
Matriz de Matemática para Avaliação de Aprendizagem
2ª Série Fundamental / CBA I
1ª Unidade
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Identificar o número que corresponde à quantidade de 1 a 9.
- Ordenar números de 1 a 9, em ordem crescente/decrescente.
- Identificar o maior/menor número, entre números de 1 a 9.
- Identificar o número que corresponde à quantidade (de 10 a 20).
- Identificar o número que corresponde à quantidade representada através do ábaco, de 1 a 999.
- Ordenar números de 1 até 99, em ordem crescente/decrescente.
- Ordenar números até 90, contando de 10 em 10, em ordem crescente/decrescente.
- Identificar o maior/menor número, dentre números de 1 a 99.
- Efetuar a adição de um número de 1 algarismo com um número de 1 algarismo na posição vertical/horizontal, sem reagrupamento.
- Efetuar a adição de um número de 2 algarismos com um número de 1 algarismo na posição vertical/horizontal, sem reagrupamento.
- Efetuar a adição de um número de 2 algarismos com um número de 2 algarismos, sem reagrupamento, na posição vertical/horizontal.
- Efetuar a adição de um número de 2 algarismos com um número de 2 algarismos, em que um dos números termine em zero (0).
- Efetuar a adição de um número de 2 algarismos com um número de 2 algarismos, com reagrupamento da unidade para a dezena.
- Efetuar a adição de um número de 2 algarismos com um número de 2 algarismos, com reagrupamento da unidade para a dezena, cuja soma na unidade é igual a zero.
- Resolver situações-problema, envolvendo adição de unidades, sem reagrupamento.
- Resolver situações-problema de adição, envolvendo dezenas, sem reagrupamento.
- Resolver situações-problema de adição, envolvendo dezenas, com reagrupamento da unidade para a dezena.
- Subtrair um número de 1 algarismo de um número de 1 algarismo na posição vertical/horizontal.
- Subtrair um número de 1 algarismo de um número de 2 algarismos na posição vertical/horizontal, sem reagrupamento.
- Subtrair um número de 2 algarismos de um número de 2 algarismos, com zero no subtraendo, sem reagrupamento, na posição vertical/horizontal.
- Subtrair um número de 2 algarismos de número de 2 algarismos, envolvendo dezenas exatas.
- Subtrair um número de 2 algarismos por um número de 2 algarismos, com reagrupamento da dezena para a unidade.
- Subtrair um número de 2 algarismos por um número de 2 algarismos, com o zero na unidade do minuendo e reagrupamento da dezena para a unidade.
- Resolver situações-problema de subtração, envolvendo unidades.
- Resolver situações-problema de subtração, envolvendo dezenas, sem reagrupamento.
- Resolver situações-problema de subtração, envolvendo dezenas, com reagrupamento da dezena para a unidade.
- ESPAÇO E FORMA
- Reconhecer figuras geométricas: quadrados, triângulos, retângulos.
- Identificar a quantidade de lados de figuras geométricas (polígonos).
2ª Unidade
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Identificar números com centenas.
- Identificar números com centenas, contendo zero na dezena.
- Ordenar números até 999, em ordem crescente/decrescente.
- Ordenar números até 900, contando de 100 em 100.
- Identificar o número maior/menor, dentre números até 999.
- Reconhecer o valor posicional de cada algarismo no QVL, para números de até 3 algarismos.
- Compor um número com 3 algarismos, usando adição.
- Decompor um número com 3 algarismos.
- Efetuar a adição de um número de 3 algarismos com um número de 1 algarismo na posição vertical/horizontal, sem reagrupamento.
- Efetuar a adição de um número de 3 algarismos com um número de 2 algarismos na posição vertical/horizontal, sem reagrupamento.
- Efetuar a adição de número de 3 algarismos com número de 2 algarismos, com um reagrupamento.
- Efetuar a adição de número de 3 algarismos com número de 2 algarismos, com dois reagrupamentos.
- Efetuar a adição de um número de 3 algarismos com um número de 3 algarismos, sem reagrupamento, com zero em diferentes posições.
- Efetuar a adição de um número de 3 algarismos com um número de 3 algarismos, com um reagrupamento.
- Efetuar a adição de um número de 3 algarismos com um número de 3 algarismos, com dois reagrupamentos.
- Resolver situações-problema, envolvendo o conhecimento das centenas.
- Resolver situações-problema, envolvendo adição com centena, sem reagrupamento.
- Resolver situações-problema, envolvendo adição com centenas e reagrupamentos.
- Subtrair um número de 1 algarismo de um número de 3 algarismos na posição vertical/horizontal, sem reagrupamento.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos na posição vertical/horizontal, sem reagrupamento.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com zero nas unidades, sem reagrupamento.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com zero nas dezenas, sem reagrupamento.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos com zero nas unidades e nas dezenas.
- Resolver situações-problema, envolvendo subtração de um número de 3 algarismos por um número de 3 algarismos, sem reagrupamento.
- Ordenar números em série, de 2 em 2, em ordem crescente/decrescente.
- Ordenar números em série, de 3 em 3, em ordem crescente/decrescente.
- Ordenar números em série, de 4 em 4, em ordem crescente/decrescente.
- Ordenar números em série, de 5 em 5, em ordem crescente/decrescente.
- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Ler e interpretar gráficos simples, envolvendo adições/subtrações.
- Ler e interpretar gráficos simples, para resolver situações-problema.
3ª Unidade
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Resolver situações-problema, envolvendo sistema monetário com adição.
- Subtrair um número de 1 algarismo de um número de 3 algarismos na posição vertical/horizontal, com reagrupamento das dezenas para as unidades.
- Subtrair um número de 2 algarismos de um número de 3 algarismos na posição vertical/horizontal, com reagrupamento das centenas para as dezenas.
- Subtrair um número de 2 algarismos de um número de 3 algarismos na posição vertical/horizontal, com reagrupamento da centena para a dezena e da dezena para a unidade.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com zero na unidade do minuendo e reagrupamento da dezena para unidade.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com zero na dezena do minuendo e reagrupamento da dezena para a unidade.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com 0 (zero) na dezena e na unidade do minuendo, com dois reagrupamentos.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com reagrupamento da dezena para a unidade.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com reagrupamento da centena para a dezena.
- Subtrair um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com dois reagrupamentos.
- Resolver situações-problema, envolvendo subtração de um número de 3 algarismos de um número de 3 algarismos, com reagrupamentos.
- Resolver situações-problema com o sistema monetário, envolvendo subtração com reagrupamentos.
- Reconhecer que uma adição de parcelas iguais é uma multiplicação.
- Reconhecer que a multiplicação é uma adição de parcelas iguais.
- Multiplicar um número de 1 algarismo por um número de 1 algarismo na posição horizontal.
- Multiplicar um número de 2 algarismos por um número de 1 algarismo, sem reagrupamento na posição vertical.
- Multiplicar número de 2 algarismos por número de 1 algarismo, com reagrupamento da undidade para a dezena, na posição vertical.
- Multiplicar um número de 2 algarismos por um número de 1 algarismo, sem reagrupamento, com zero na unidade do multiplicando.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, sem reagrupamento.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, com reagrupamento da unidade para a dezena e com zero na dezena.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, com reagrupamento da unidade para a dezena.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, com reagrupamento da dezena para a centena.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, com dois reagrupamentos.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, sem reagrupamento e com zero na unidade.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, com reagrupamento da dezena para a centena e com zero na unidade.
- Multiplicar número de 3 algarismos por número de 1 algarismo, sem reagrupamento e com zeros na unidade e na dezena.
- Resolver situações-problema, envolvendo a multiplicação sem reagrupamentos.
- Resolver situações-problema, envolvendo multiplicação com reagrupamentos.
- Resolver situações-problema, envolvendo dobro.[118]
- Resolver situações-problema, envolvendo triplo.
- GRANDEZAS E MEDIDAS
- Reconhecer que um ano tem 12 meses.
- Relacionar a seqüência ordinal dos meses do ano.
- Resolver situações-problema, envolvendo a seqüência dos meses do ano.
- Resolver situações do cotidiano, envolvendo medida de massa (quilograma).
- Reconhecer e relacionar os diversos valores da moeda brasileira: cédula × cédula, cédula × moeda, moeda × moeda.
- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Ler e interpretar gráficos, envolvendo medidas de tempo.
- ESPAÇO E FORMA
- Resolver situações-problema, envolvendo a quantidade de lados de um polígono.
4ª Unidade
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Agrupar uma quantidade em partes iguais.
- Reconhecer que a divisão é a operação inversa da multiplicação.
- Dividir um número de 1 algarismo por um número de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir um número de 2 algarismos por um número de 1 algarismo, sem reagrupamento e sem resto.
- Resolver situações-problema, envolvendo divisão de um número de 1 algarismo por um número de 1 algarismo, sem resto.
- Resolver situações-problema, envolvendo divisão de um número de 2 algarismos por um número de 1 algarismo, sem reagrupamento e sem resto.
- Resolver situações-problema, envolvendo divisão exata.
- Identificar a fração que corresponde à representação gráfica.
- Identificar a representação gráfica que corresponde à fração.
- Resolver situações-problema, envolvendo a fração como divisão de um inteiro em partes iguais.
- GRANDEZAS E MEDIDAS
- Identificar horas exatas no relógio analógico (ponteiro).
- Relacionar a hora do relógio de ponteiros com a do relógio digital.
- Reconhecer que meia hora contém 30 minutos, num relógio digital.
- Reconhecer que meia hora contém 30 minutos, num relógio de ponteiros.
- Relacionar a meia hora do relógio de ponteiros com o relógio digital.
- Resolver situações-problema, envolvendo horas.
- Identificar, no relógio, os minutos.
- Resolver situações-problema de adição/subtração, envolvendo horas.
- Resolver situações-problema de adição/subtração, envolvendo minutos.
- Resolver situações-problema, envolvendo medidas de capacidade (litro).
- Resolver situações-problema do cotidiano, usando medidas de comprimento (km, m, cm).
- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Ler e interpretar gráficos, envolvendo os meses do ano.