Matrizes de Matemática
Matriz de Matemática para Avaliação de Aprendizagem
4ª Série Fundamental
1ª Unidade
- ESPAÇO E FORMA
- Identificar figuras poligonais / circulares, nas superfícies planas das figuras tridimensionais (triângulo, quadrado, retângulo, círculo).
- Identificar em figuras geométricas, poliedros (como cubo, paralelepípedo, pirâmide).
- Identificar, em figuras geométricas, corpos redondos (como esfera, cone, cilindro).
- GRANDEZAS E MEDIDAS
- Identificar as horas em um relógio analógico/digital.
- Reconhecer a relação entre dia e hora.
- Reconhecer a relação entre hora e minuto.
- Reconhecer a relação entre minuto e segundo.
- Reconhecer a relação entre semana e dia.
- Reconhecer a relação entre mês e dia.
- Reconhecer a relação entre ano e mês.
- Resolver situações-problema simples, envolvendo unidades de medidas de tempo.
- Reconhecer a relação entre centavo e real.
- Resolver situações-problema simples, envolvendo sistema monetário.
- Resolver situações-problema simples, envolvendo medidas de temperatura.
- Resolver situações-problema, envolvendo conversões simples entre unidades de medidas de tempo.
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Identificar o antecessor/sucessor de números com até 7 algarismos.
- Identificar a decomposição de números de até 7 algarismos.
- Identificar o maior / menor número entre números de até 7 algarismos.
- Ordenar números de até 7 algarismos, em ordem crescente / decrescente.
- Efetuar a adição de duas ou três parcelas de números de até 5 algarismos, sem reagrupamento.
- Efetuar a subtração de números de até 5 algarismos, sem recurso.
- Efetuar a subtração de números de até 5 algarismos, com recurso.
- Identificar a escrita por extenso de números com até 7 algarismos.
- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição (tais como : juntar, comparar, separar, transformar).
- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração (tais como : juntar, comparar, separar, transformar).
- Efetuar a adição de duas ou três parcelas, de números de até 5 algarismos, com reagrupamento.
- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Ler e interpretar gráficos.
2ª Unidade
- ESPAÇO E FORMA
- Identificar a localização de objetos ou pessoas em representações gráficas (mapas, croquis, itinerários, guias, ...)
- Relacionar figuras tridimensionais com suas planificações (tais como: cubo, paralepípedo).
- GRANDEZAS E MEDIDAS
- Reconhecer medidas de capacidade (l, ml), em situações do seu dia-a-dia.
- Reconhecer medidas de massa (kg, g), em situações do seu dia-a-dia.
- Reconhecer medidas de comprimento (cm, m, Km), em situações do seu dia-a-dia.
- Resolver situações-problema, envolvendo troca de cédulas e moedas (facilitar o troco).
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Multiplicar números de 2 a 4 algarismos por números de 1 algarismo.
- Multiplicar números de 2 a 4 algarismos por números de 2 algarismos.
- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo os diferentes significados da multiplicação (tais como: a adição de parcelas iguais, a idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória).
- Dividir números de 2 algarismos por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 2 algarismos por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de 3 algarismos por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 3 algarismos por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de 4 algarismos por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 4 algarismos por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de 5 algarismos, todos diferentes de zero por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 5 algarismos, todos diferentes de zero por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 1 algarismo, com resto.
- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Ler e interpretar gráficos diversos.
3ª Unidade
- ESPAÇO E FORMA
- Identificar a movimentação de um objeto ou pessoa, em diferentes representações gráficas ( mapas, croquis, itinerários,...).
- Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares,...).
- GRANDEZAS E MEDIDAS
- Resolver situações-problema, envolvendo medidas de comprimento (mm, cm, m, Km).
- Resolver situações-problema, envolvendo medidas de capacidade (l, ml).
- Resolver situações-problema, envolvendo medidas de massa (Kg, g).
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 2 algarismos, sem resto.
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 2 algarismos, com resto.
- Identificar a representação gráfica de uma fração.
- Identificar frações (escrita numérica e representação gráfica) que representam um (1) inteiro.
- Identificar a maior / menor fração (escrita numérica e representação gráfica) com mesmo denominador.
- Ordenar frações (escrita numérica e representação gráfica) com mesmo denominador em ordem crescente / decrescente.
- Efetuar a adição de frações com denominadores iguais.
- Efetuar a subtração de frações com denominadores iguais.
- Resolver situações-problema, envolvendo adição de frações com denominadores iguais.
- Resolver situações-problema, envolvendo subtração de frações com denominadores iguais.
- Multiplicar números de até 5 algarismos por 10 (observar a regra prática).
- Multiplicar números de até 5 algarismos por 100 (observar a regra prática).
- Multiplicar números de até 5 algarismos por 1.000 (observar a regra prática).
- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo os diferentes significados da divisão ( tais como: a separação em partes iguais, a idéia de proporcionalidade, configuração retangular).
4ª Unidade
- ESPAÇO E FORMA
- Identificar a localização de um objeto ou pessoa em malha ou rede.
- Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
- GRANDEZAS E MEDIDAS
- Resolver situações-problema, envolvendo perímetro.
- Calcular a área de uma figura desenhada numa malha, através da contagem.
- Resolver situações-problema, envolvendo o cálculo de área, sem uso de fórmulas.
- Resolver situações-problema, envolvendo sistema monetário.
- NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Dividir números de até 5 algarismos por 10 (observar a regra prática).
- Dividir números de até 5 algarismos por 100 (observar a regra prática).
- Dividir números de até 5 algarismos por 1.000 (observar a regra prática).
- Identificar números decimais.
- Relacionar números decimais à fração.
- Identificar o algarismo que está na posição do décimo.
- Identificar o algarismo que está na posição do centésimo.
- Comparar números decimais com números inteiros (maior / menor).
- Efetuar a adição de números decimais com a mesma quantidade de casas decimais até duas casas decimais.
- Efetuar a adição de números decimais com diferentes quantidades de casas decimais até duas casas decimais.
- Resolver situações-problema, envolvendo adição de números decimais até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais com a mesma quantidade de casas decimais, sem reagrupamento até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais com a mesma quantidade de casas decimais, com reagrupamento até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais, com diferentes quantidades de algarismos após vírgula, sem reagrupamento até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais, com diferentes quantidades de algarismos após vírgula, com reagrupamento até duas casas decimais.
- Resolver situações-problema, envolvendo subtração de números decimais até duas casas decimais.
- Comparar números decimais (maior / menor).
- Resolver problemas que envolvam cálculos de porcentagem simples (10%, 20%, 25%, 50%).
- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Resolver situações-problema expressadas através de gráficos.