Matrizes de Português
Matriz de Português para Avaliação de Aprendizagem
2ª Série Fundamental / CBA I
1ª Unidade
- LEITURA
- Observar gravuras, interpretando-as com relação às personagens, local e tempo.
- LEITURA / ESCRITA
- Reconhecer, na palavra, o som da vogal intermediária.
- Ler e completar palavras com consoante inicial.
- Completar palavras com consoante final.
- Reconhecer o som inicial da palavra, observando a gravura.
- Ordenar fatos e palavras, obedecendo a uma seqüência lógica.
2ª Unidade
- LEITURA
- Enriquecer o vocabulário através de rimas.
- LEITURA / ESCRITA
- Reconhecer encontros consonantais, identificando os sons: cl, cr, bl, br, tr, tl, pr e pl, conforme a gravura.
- Relacionar o som de palavras terminadas por: al, el, il, ol e ul, através de gravuras.
- Compor palavras terminadas em: al, el, il, ol e ul, conforme as gravuras.
- Compor monossílabos com al, el, il, ol e ul, observando gravuras.
- Compor palavras com: as, es, is, os e us, observando gravuras.
- Identificar o substantivo próprio ou comum numa sentença empregando letras maiúsculas e minúsculas, corretamente.
- Identificar o gênero masculino e feminino, usando o artigo o ou a, observando a gravura.
- Formar o masculino e feminino das palavras, na frase.
- Reconhecer o som da sílaba inicial, observando a gravura.
- Identificar a sílaba intermediária nas palavras.
- Reconhecer o som da última sílaba da palavra, conforme a gravura.
- Reconhecer, através de gravura, o som inicial das palavras, partindo de uma mesma família silábica.
- Preencher os espaços para completar o sentido das frases, baseando-se nas ilustrações.
3ª Unidade
- LEITURA
- Ler e identificar os personagens dos textos.
- LEITURA / ESCRITA
- Diferenciar o som das letras f e v no início das palavras, conforme as gravuras.
- Diferenciar o som das letras p e b no início das palavras, conforme as gravuras.
- Distinguir o som inicial das letras t e d das palavras.
- Reconhecer o som das palavras terminadas em ã, ão, am.
- Reconhecer o adjetivo como característica do substantivo relacionado-o à gravura.
- Identificar o objeto, através de gravura, relacionando-o à sua característica.
- Identificar a palavra que caracteriza o substantivo no masculino ou feminino, através de gravura, relacionando-a a sua característica.
- Ordenar fatos, passos de uma receita, situações e mensagens, em uma seqüência lógica.
- Reconhecer e usar a pontuação, em frases (? ! .).
4ª Unidade
- LEITURA
- LEITURA / ESCRITA
- Identificar o verbo como ação através da gravura.
- Identificar os tempos verbais na frase. (passado, presente, futuro).
- Organizar um bilhete, seguindo uma seqüência lógica.
- Preencher os espaços para completar histórias, baseando-se nas ilustrações.
- Organizar o preparo de uma receita, obedecendo uma seqüência lógica.