Matrizes de Português
Matriz de Português para Avaliação de Aprendizagem
3ª Série Fundamental / CBA I
1ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Responder as questões de compreensão, após a leitura de um texto, compatível com a 1ª unidade.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Identificar palavras terminadas com "e" com som de "i".
- Identificar palavras com "e" intermediário com som de "i".
- Identificar palavras com "o" inicial com som fechado.
- Identificar a ordem alfabética das palavras.
- Relacionar palavras em ordem alfabética.
- Empregar corretamente a letra maiúscula e minúscula.
- Diferenciar o nome próprio do comum, utilizando maiúsculas e minúsculas.
- Identificar palavras no feminino/masculino.
- Distinguir o singular e plural das palavras de acordo com as gravuras.
2ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Responder as questões de compreensão, após a leitura de um texto, compatível a 2ª unidade.
- Informar a fala que corresponde ao personagem de um texto, da 2ª unidade.
- Identificar a mensagem de um texto, da 2ª unidade.
- Após a leitura de um texto da 2ª unidade, reconhecer o significado das palavras.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Reconhecer palavras escritas com "c" com som de "s".
- Identificar palavras escritas com encontro consonantal: "dr", "fr", "gr", "gl", "fl".
- Usar encontro consonantal na escrita de palavras.
- Reconhecer palavras com encontros vocálicos: "ai", "ei", "oi", "ui", "ea", "ia", "io", "ie", "iu", "au", "eu", "ou".
- Identificar as palavras escritas com "ss".
- Identificar os diversos empregos do "r": inicial, intermediário e final.
- Identificar palavras escritas com "rr".
- Empregar o artigo definido masculino/feminino.
- Empregar o artigo definido no singular e no plural.
- Empregar o artigo indefinido no masculino e feminino.
- Empregar o artigo indefinido no singular e plural.
3ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Responder as questões de compreensão, após a leitura de um texto compatível a 3ª unidade.
- Informar a fala que corresponde ao personagem de um texto, da 3ª unidade.
- Identificar a mensagem de um texto, da 3ª unidade.
- Após a leitura de um texto, da 3ª unidade, reconhecer o significado das palavras.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Identificar palavras com som de "j" escrita com "g".
- Reconhecer o som dos dígrafos: "ch", "nh", "lh".
- Empregar o "m" antes de "p" e "b".
- Identificar palavras escritas com "m" final.
- Diferenciar o "gu" e o "qu" nas palavras.
- Usar "lh" e "li" nas palavras.
- Empregar os sinais de pontuação (? ! .).
- Identificar o substantivo coletivo.
- Usar palavras no aumentativo e no diminutivo.
- Relacionar características (adjetivos) aos nomes.
- Reconhecer os pronomes como palavras que substituem o nome.
- Empregar os pronomes de tratamento: "você", "senhor" e "senhora".
- Organizar o modo de fazer uma receita correta.
4ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Responder as questões de compreensão, após a leitura de um texto compatível a 4ª unidade.
- Identificar a mensagem de um texto, da 4ª unidade.
- Após a leitura de um texto, da 4ª unidade, reconhecer o significado das palavras.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Reconhecer palavras escritas com "x" com som de "z".
- Diferenciar mal de mau.
- Diferenciar mais de mas.
- Empregar as preposições: "com", "de", "até", "em", "sem", "após" e "entre".
- Reconhecer verbo como palavra que indica ação.
- Identificar as ações nos tempos: presente, passado e futuro.
- Empregar os advérbios de lugar, de tempo e de intensidade.
- Colocar em seqüência partes de uma carta.