Matrizes de Português
Matriz de Português para Avaliação de Aprendizagem
4ª Série Fundamental / CBA I
1ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Identificar o tema central do texto de um bilhete ou de uma comunicação.
- Localizar informações em textos de um bilhete ou de uma comunicação.
- Utilizar conhecimentos do senso comum para a compreensão do texto de um bilhete ou de uma comunicação.
- Interpretar o texto do bilhete ou da comunicação com base em dados disponíveis em ilustração no mesmo texto.
- Realizar inferências com relação ao conteúdo de um bilhete ou de uma comunicação considerando a intenção do autor e as características do texto.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Reconhecer o efeito de sentido resultante da substituição, no texto de um bilhete ou de uma comunicação, de uma palavra por outra (sinonímia, antonímia).
- Leitura/Compreensão: Utilizar vocabulário
- Identificar o sentido de uma palavra ou expressão, baseando-se em informações contidas no bilhete e na comunicação.
- Identificar palavras e expressões que completam, de forma coerente, o sentido de frases do texto de um bilhete ou de uma comunicação.
2ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Identificar o tema central do texto jornalístico.
- Localizar informações em textos jornalísticos.
- Depreender uma afirmação contida no texto jornalístico, baseando-se em afirmações do próprio texto.
- Utilizar conhecimentos do senso comum na compreensão do texto jornalístico.
- Interpretar o texto jornalístico, com base em dados disponíveis em ilustrações do mesmo texto.
- Realizar inferências com relação ao conteúdo do texto jornalístico, considerando e a intenção do autor e as características do próprio texto.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Estabelecer relações entre palavras do texto, tendo em vista o mecanismo de coesão lexical e coerência textual. (Texto jornalístico)
- Reconhecer no texto o efeito de sentido resultante do uso de sinais de pontuação . (Texto jornalístico).
- Leitura/Compreensão: Utilizar vocabulário
- Identificar o sentido de uma palavra ou expressão, baseando-se em informações contidas no texto jornalístico.
- Identificar palavras ou expressões que completam, de forma coerente, o sentido de frases do texto jornalístico.
3ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Identificar o tema central do texto narrativo ou do informativo.
- Localizar informações em textos narrativos e informativos.
- Depreender uma informação contida no texto narrativo ou no texto informativo, baseando-se em afirmações do próprio texto.
- Utilizar conhecimentos do senso comum para a compreensão de um texto narrativo ou de um texto informativo.
- Interpretar o texto narrativo ou o texto informativo com base em dados disponíveis em ilustração desses textos.
- Realizar inferências com relação ao conteúdo do texto narrativo ou do texto informativo, considerando a intenção do autor e as características dos textos.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Estabelecer relações entre palavras do texto, tendo em vista mecanismos de coesão referencial e coerência textual. (Textos: narrativos e informativos)
- Estabelecer relações entre partes do texto tendo em vista mecanismos de coesão seqüencial e coerência textual.
- Reconhecer o efeito de sentido resultante do uso de sinais de pontuação. (Textos narrativos e informativos)
- Leitura/Compreensão: Utilizar vocabulário
- Identificar o sentido de uma palavra ou expressão, em texto narrativo ou informativo, baseando-se em informações contidos nos próprios textos.
- Identificar palavras ou expressões que completam, de forma coerente, o sentido de frases do texto narrativo ou do texto informativo.
4ª Unidade
- Leitura/Compreensão: Identificar idéias e localizar informações
- Localizar informações em textos poéticos ou científicos.
- Leitura/Compreensão: Mobilizar atitudes lingüísticas
- Reconhecer no texto o efeito de sentido resultante do uso de sinais de pontuação (!?:.). (Textos poéticos e científicos)