Matrizes de Produção Textual
Matriz de Produção Textual para Avaliação de Aprendizagem
4ª Série Fundamental
1ª Unidade
- Redigir um bilhete, com clareza e objetividade, a partir de um tema gerador (pedido, convite, agradecimento), observando os marcadores textuais característicos.
- Completar o texto de um bilhete já iniciado de forma coerente.
- Escrever um bilhete claro e conciso, respondendo a um convite recebido.
- Redigir um bilhete, com base em uma gravura, relacionando o texto com a imagem apresentada.
- Escrever um bilhete objetivo, discordando da mensagem recebida em um comunicado.
- Responder a um convite, através de bilhete coerente e objetivo, confirmando a presença em um acontecimento.
- Justificar, através de bilhete, a ausência a um evento, considerando um convite recebido.
- Completar um convite, a partir de um tema, observando os marcadores textuais característicos.
- Redigir um aviso, informando local, data e hora de reunião previamente agendada.
- Produzir um aviso criativo e conciso, condizente com a ilustração.
- Completar um aviso, com originalidade, de forma concisa e coerente, após a observação de uma gravura.
- Escrever uma carta, com clareza, partindo de um tema proposto.
- Completar o texto de uma carta, de forma coerente, dando seqüência à idéia inicial.
- Redigir, de acordo com a ilustração, um cartão, estabelecendo uma relação de sentido entre a gravura e o texto.
- Escrever um cartão, a partir de uma palavra geradora de idéias, estabelecendo uma relação de sentido entre a palavra e o texto.
- Produzir um anúncio para o mural da escola, com clareza e precisão, a partir de um tema gerador de situações.
- Produzir, com estrutura adequada, um anúncio, a partir de uma situação de compra, venda, troca ou aluguel.
- Escrever um anúncio, com dados específicos e com linguagem apropriada, partindo de uma ilustração.
2ª Unidade
- Produzir uma notícia, a partir da leitura de outra notícia, abordando um assunto diferente.
- Ampliar o texto de uma notícia, acrescentando novos detalhes e concluindo-a de forma coerente e objetiva.
- Criar uma notícia, clara e coerente, a partir de um grupo de palavras.
- Produzir um texto jornalístico, a partir de uma manchete, especificando tempo e local.
- Produzir uma notícia clara e objetiva, a partir de uma manchete.
- Produzir uma notícia coerente e objetiva, atentando para os marcadores textuais, a partir de uma manchete polêmica.
- Produzir uma notícia, estabelecendo relação de sentido entre a imagem e o texto, partindo da observação de gravura(s).
- Produzir uma notícia, utilizando informações precisas: data, hora e local, a partir de gravura, ilustração ou fotografia.
- Produzir uma propaganda, estabelecendo relação de sentido entre a imagem e o texto, partindo da observação de gravuras.
- Responder, com clareza e objetividade, as perguntas de uma entrevista, assumindo o papel de entrevistado.
- Formular perguntas coerentes, a partir das respostas de uma entrevista, utilizando a pontuação adequada.
- Completar o texto, a partir de uma entrevista iniciada, seguindo uma seqüência lógica.
- Após a leitura de uma entrevista, produzir um texto jornalístico, mantendo a idéia central da entrevista.
- Produzir um texto publicitário, partindo de uma gravura e uma situação problema.
3ª Unidade
- Organizar uma narrativa desordenada para produzir um texto, obedecendo a uma seqüência coerente.
- Dar seqüência à narrativa, partindo de um texto já iniciado, observando a coerência das ações e falas das personagens.
- Completar a história de forma coerente, a partir de texto narrativo iniciado, modificando a situação apresentada.
- Produzir um final diferente, após leitura de um texto, mantendo a coerência com a história apresentada.
- Escrever, após a leitura de um texto narrativo, uma história sobre um fato que demonstre a importância de um sentimento, observando a coesão e a coerência.
- Modificar uma história, acrescentando novos personagens e observando a estrutura do gênero.
- Produzir um pequeno texto narrativo, baseando-se na ilustração e observando a clareza, a coesão e os marcadores textuais.
- Produzir texto narrativo, após observação das imagens de uma história em quadrinhos, utilizando os marcadores textuais característicos.
- Construir narrativa em forma de diálogo, a partir de um texto não verbal, utilizando os marcadores textuais característicos.
- Produzir um texto narrativo, a partir de uma seqüência de cenas, observando a ordenação coerente dos fatos.
- Transformar uma história em quadrinhos em um texto organizado em parágrafos, acrescentando o narrador e observando os necessários marcadores textuais.
- Produzir um texto narrativo, a partir de uma expressão verbal.
- Escrever um diálogo, usando os marcadores característicos, a partir de personagens geradores de situações definidas.
- Escrever um texto narrativo-descritivo claro e conciso, atribuindo características aos personagens.
- Criar uma história fantástica, obedecendo às características do gênero, a partir de um estímulo gerador.
- Escrever um texto narrativo, com base no tema de um texto informativo, observando a estrutura do gênero.
- Produzir um texto informativo claro, coerente e conciso a partir de uma ilustração, com base nas informações já conhecidas sobre o tema.
- Construir uma narrativa, após a leitura de um poema, de acordo com o tema apresentado, utilizando os marcadores textuais.
4ª Unidade
- Concluir uma quadrinha, introduzindo palavras que formem rimas.
- Dar continuidade a uma quadrinha incompleta, com versos que rimem.
- Completar as lacunas de um texto poético, mantendo o sentido estético do texto.
- Completar um poema com novos versos, de acordo com a mensagem iniciada.
- Escrever um poema a partir da leitura de outro, obedecendo à estrutura do texto.
- Elaborar um acróstico, a partir de uma palavra estímulo, tendo os versos iniciados com as letras desta palavra.
- Elaborar um texto poético, partindo da observação de gravura, estabelecendo uma relação entre a imagem e o texto.
- Produzir um texto com os elementos característicos de um texto poético, coerente com os estímulos apresentados, após observação de gravura e palavras motivadoras.
- Produzir novo texto, a partir de uma estrofe de texto poético, utilizando o mesmo recurso de rimas.
- Continuar um poema, construindo outra quadrinha, seguindo as características do gênero.
- Produzir uma estrofe, a partir de palavras-estímulo, utilizando os marcadores necessários.
- Escrever um pequeno poema que revele um sentimento despertado por uma situação vivenciada.
- Escrever um texto poético, a partir das idéias de num poema lido, apresentando idéias contrárias às do modelo.
- Elaborar um texto informativo, a partir de informações básicas, obedecendo aos marcadores textuais.
- Produzir um texto informativo, em linguagem clara e coerente, com base na leitura de outro(s) texto(s) informativo(s), abordando o mesmo tema.
- Produzir um folheto/cartaz, com base na leitura de texto informativo, utilizando as informações principais.