Matrizes de Matemática
Matriz de Matemática para Avaliação de Desempenho
4ª Série Fundamental
- Espaço e Forma
- Identificar figuras poligonais/circulares (triângulo, quadrado, retângulo, círculo) nas superfícies planas das figuras tridimensionais.
- Identificar, em figuras geométricas, poliedros (como cubo, paralelepípedo, pirâmide).
- Identificar, em figuras geométricas, corpos redondos (como esfera, cone, cilindro).
- Identificar a localização de objetos ou pessoas em representações gráficas (mapas, croquis, itinerários, guias, ...)
- Relacionar figuras tridimensionais com suas planificações (tais como: cubo, paralelepípedo).
- Identificar a movimentação de um objeto ou pessoa em diferentes representações gráficas (mapas, croquis, itinerários, ...).
- Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares,...).
- Identificar a localização de um objeto ou pessoa em malha ou rede.
- Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
- Grandezas e Medidas
- Identificar as horas em um relógio analógico/digital.
- Reconhecer a relação entre dia e hora.
- Reconhecer a relação entre hora e minuto.
- Reconhecer a relação entre minuto e segundo.
- Reconhecer a relação entre semana e dia.
- Reconhecer a relação entre mês e dia.
- Reconhecer a relação entre ano e mês.
- Resolver situações-problema simples, envolvendo unidades de medida de tempo.
- Reconhecer a relação entre centavo e real.
- Resolver situações-problema simples, envolvendo sistema monetário.
- Resolver situações-problema simples, envolvendo medidas de temperatura.
- Resolver situações-problema envolvendo conversões simples entre unidades de medida de tempo.
- Reconhecer medidas de capacidade (l, ml) em situações do seu dia-a-dia.
- Reconhecer medidas de massa (kg, g) em situações do seu dia-a-dia.
- Reconhecer medidas de comprimento (cm, m, Km) em situações do seu dia-a-dia.
- Resolver situações-problema envolvendo troca de cédulas e/ou moedas (facilitar o troco).
- Resolver situações-problema envolvendo medidas de comprimento (mm, cm, m, Km).
- Resolver situações-problema envolvendo medidas de capacidade (l, ml).
- Resolver situações-problema envolvendo medidas de massa (Kg, g).
- Resolver situações-problema envolvendo pe-rímetro.
- Calcular a área de uma figura desenhada numa malha, através da contagem.
- Resolver situações-problema envolvendo o cálculo de área, sem uso de fórmulas.
- Resolver situações-problema envolvendo sistema monetário.
- Números e Operações
- Identificar o antecessor/sucessor de números com até 7 algarismos.
- Identificar a decomposição de números de até 7 algarismos.
- Identificar o maior/menor número entre números de até 7 algarismos.
- Ordenar números de até 7 algarismos em ordem crescente/decrescente.
- Efetuar a adição de duas ou três parcelas de números de até 5 algarismos, sem reagrupamento.
- Efetuar a subtração de números de até 5 algarismos, sem recurso.
- Efetuar a subtração de números de até 5 algarismos, com recurso.
- Identificar a escrita por extenso de números com até 7 algarismos.
- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição (tais como : juntar, comparar, separar, transformar).
- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração (tais como: retirar, comparar, separar, transformar).
- Efetuar a adição de duas ou três parcelas de números de até 5 algarismos, com reagrupamento.
- Multiplicar números de 2 a 4 algarismos por números de 1 algarismo.
- Multiplicar números de 2 a 4 algarismos por números de 2 algarismos.
- Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo os diferentes significados da multiplicação (tais como: a adição de parcelas iguais, a idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória).
- Dividir números de 2 algarismos por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 2 algarismos por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de 3 algarismos por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 3 algarismos por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de 4 algarismos por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 4 algarismos por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de 5 algarismos, todos diferentes de zero, por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de 5 algarismos, todos diferentes de zero, por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 1 algarismo, sem resto.
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 1 algarismo, com resto.
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 2 algarismos, sem resto.
- Dividir números de até 5 algarismos, usando o(s) zero(s) em diferentes posições, por números de 2 algarismos, com resto.
- Identificar a representação gráfica de uma fração.
- Identificar frações (escrita numérica e representação gráfica) que representam um (1) inteiro.
- Identificar a maior/menor fração (escrita numérica e representação gráfica) com mesmo denominador.
- Ordenar frações (escrita numérica e representação gráfica) com mesmo denominador em ordem crescente/decrescente.
- Efetuar a adição de frações com denominadores iguais.
- Efetuar a subtração de frações com denominadores iguais.
- Resolver situações-problema envolvendo adição de frações com denominadores iguais.
- Resolver situações-problema envolvendo sub-tração de frações com denominadores iguais.
- Multiplicar números de até 5 algarismos por 10 (observar a regra prática).
- Multiplicar números de até 5 algarismos por 100 (observar a regra prática).
- Multiplicar números de até 5 algarismos por 1.000 (observar a regra prática).
- Resolver situações-problema com núme-ros naturais, envolvendo os diferentes significados da divisão (tais como: a separação em partes iguais, a idéia de proporcionalidade e a configuração retangular).
- Dividir números de até 5 algarismos por 10 (observar a regra prática).
- Dividir números de até 5 algarismos por 100 (observar a regra prática).
- Dividir números de até 5 algarismos por 1.000 (observar a regra prática).
- Identificar números decimais.
- Relacionar números decimais à fração.
- Identificar o algarismo que está na posição do décimo.
- Identificar o algarismo que está na posição do centésimo.
- Comparar números decimais com números inteiros (maior/menor).
- Efetuar a adição de números decimais, com a mesma quantidade de casas decimais, até duas casas decimais.
- Efetuar a adição de números decimais, com diferentes quantidades de casas decimais, até duas casas decimais.
- Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais com até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais com a mesma quantidade de casas decimais, sem reagrupamento, até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais com a mesma quantidade de casas decimais, com reagrupamento, até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais, com diferentes quantidades de algarismos após vírgula, sem reagrupamento, até duas casas decimais.
- Efetuar a subtração de números decimais, com diferentes quantidades de algarismos após vírgula, com reagrupamento, até duas casas decimais.
- Resolver situações-problema envolvendo subtração de números decimais com até duas casas decimais.
- Comparar números decimais (maior/menor).
- Resolver problemas que envolvam cálculos de porcentagem simples (10%, 20%, 25%, 50%).
- Tratamento da Informação
- Ler e interpretar gráficos diversos.
- Resolver situações-problema apresentadas através de gráficos.