Matrizes de Português
Matriz de Português para Avaliação de Desempenho
3º Ano do Ensino Médio
Leitura e Compreensão:
- Idéias Essenciais para a Compreensão e Interpretação do Texto
- Identificar idéias explícitas no texto.
- Inferir o tema (idéia central) do texto.
- Identificar idéias implícitas no texto.
- Depreender a idéia central em textos que contenham recursos gráficos.
- Recursos Lingüísticos como Suporte do Texto
- Reconhecer o papel dos vocábulos na estrutura frasal/oracional.
- Identificar relações de dependência entre os elementos da oração (verbo-complemento / substantivo-complemento).
- Identificar a relação semântica estabelecida por elementos coesivos em textos.
- Reconhecer a independência sintática nas orações de um período, no texto.
- Reconhecer a relação de dependência entre as orações de um período, no texto.
- Reconhecer a relação lógico-semântica estabelecida entre as orações independentes de um período, no texto.
- Reconhecer a oração subordinada substantiva como representação de um termo necessário à compreensão de outra oração, com base no texto.
- Reconhecer as circunstâncias expressas pelas orações adverbiais, com base no texto.
- Reconhecer a oração adjetiva como modificadora de um antecedente, com base no texto.
- Reconhecer o efeito do uso da pontuação (reticências, aspas, exclamação, interrogação, vírgula e ponto-e-vírgula).
- Reconhecer a relação de concordância entre um verbo e outros termos na oração, no texto.
- Identificar a relação de concordância entre o nome e seus determinantes.
- Identificar a relação causa/conseqüência entre os elementos de um texto.
- Reconhecer, através do contexto (co-texto), elementos de significação completa (predicação verbal).
- Aspectos Discursivos do Texto
- Depreender através da intertextualidade, idéias comuns em textos de estruturas diferentes.
- Identificar processos específicos de construção de sentido em textos literários (irreverência, ironia, figuras).
- Identificar elementos indicativos do ponto-de-vista do autor em relação ao tema.
- Estabelecer relação entre os recursos usados pelo autor e sua estratégia discursiva.
- Reconhecer, em texto literário, características de seu estilo de época.
- Depreender, em textos de diferentes estilos de época (escolas literárias), semelhanças ou contrastes.
- Identificar traços inovadores (formais ou estilísticos) significativos para autonomia da literatura brasileira.
- Identificar, em textos literários, traços de fortalecimento da cultura e identidade brasileira.
- Identificar recursos de persuasão utilizados pelo autor em seu discurso.
- Identificar recursos utilizados em função da intencionalidade do discurso.
- Reconhecer a relação conteúdo × forma presente em poema.
- Reconhecer traços característicos da literatura de denúncia da realidade brasileira.
- Identificar traços de universalização de conflitos humanos em textos literários.
- Reconhecer o significado e o efeito de sentido de signos verbais e não verbais.
- Reconhecer a diferença de linguagem em diferentes textos.
- Reconhecer o efeito de sentido resultante da utilização de recursos estilísticos (figuras).
- Comparar textos de diferentes autores quanto ao tratamento temático e aos recursos formais.
- Valor Significativo de Palavras e/ou Expressões do Texto
- Reconhecer o valor semântico de palavras ou expressões no contexto.
- Inferir o significado de expressões não conhecidas do texto.